domingo, 9 de abril de 2017

Reflexão sobre os conteúdos da I Unidade


Ao decorrer da primeira unidade do componente curricular Prática Pedagógica IV, foi trabalhado alguns conceitos que são importantes para a nossa formação enquanto educador. Percebem-se diversas mudanças no processo educacional, os novos paradigmas da educação se fundamentam no desenvolvimento tecnológico. O ato de educar nesse novo mundo midiático se deve através de um processo dinâmico, uma prática desse tipo traz novo sentido à formação dos estudantes que serão futuros professores.
A professora Larissa http://praticapedagogicaiv.blogspot.com.br/, trouxe para a discussão em sala de aula, o livro “Adeus professor, Adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente” de José Carlos Libâneo que através de um mapa conceitual, foi possível tratar das novas exigências educacionais, do novo papel da escola e dos professores, a qualidade do ensino e a formação inicial e continuada de professores, diante da integração dos meios de comunicação no ambiente escolar. É um livro que nos permite compreender quais são os fundamentos necessários à compreensão da profissão docente no contexto atual e a partir disso, entender que as TIC é uma possibilidade pedagógica e não uma justaposição.

Através dos meios tecnológicos uma grande quantidade de recursos pedagógicos que favorecem o aprendizado está disponível. A compreensão das tecnologias é um fator que determina o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, pois há uma apropriação de conteúdos, além da busca por novidades e descobertas. É evidente o poder de ensino–aprendizagem que o computador e as tecnologias proporcionam; neste cenário atual, o papel do professor é o de facilitador da compreensão das informações que chegam a todo vapor, e de mediador das discussões.

Outro livro discutido em sala de aula foi o do autor Paulo Freire, "Professor sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar”. Este livro salienta que a construção do conhecimento se dá pela interação dos saberes entre professor/aluno, ou seja, o ofício do educador é de incentivar a curiosidade e a criatividade do educando valorizando a sua capacidade de construir o seu pensamento, fazer ciência.


















  • Rubem Alves acredita que o papel do professor é ensinar o aluno a pensar provocando a curiosidade da criança ou adolescente

2 comentários:

  1. Oi Thamires. Estes autores dialogam entre suas idéias. Interessante você ter percebido isto.

    ResponderExcluir
  2. Olá Thamires. Muito interessante a sua visão, principalmente quando você diz que as TIC é uma possibilidade pedagógica e não uma justaposição. Quando os docentes compreendem isso, o processo de ensino aprendizagem é bem mais facilitador.

    ResponderExcluir