sábado, 8 de abril de 2017



PROBLEMATIZANDO...


É perceptível no primeiro vídeo, um bom exemplo do que é ser professor, pois ser professor não é apenas transferir conhecimento como se o aluno fosse uma tábula rasa, é ser capaz de despertar no aluno o interesse e o desejo pelo aprender. Assim, temos como exemplo o mestre, que ao lançar um desafio, possibilitou a construção do conhecimento e o aprender se faz presente nessa relação harmoniosa de professor/aluno, no qual ambos possam entender que a aprendizagem é uma troca, ou seja, ao ensinar você aprende, e ao aprender você ensina.
vale ressaltar que um bom corpo docente visa sempre os objetivos específicos, uma vez que os educandos consigam alcançar de forma significativa o conhecimento. Já o segundo vídeo, é uma amostra de um método de ensino conservador, no qual os alunos recebem de forma passiva o conhecimento que lhes são transmitido por uma professora que ignora o que venha a ser didática. Mesmo com a inclusão da tecnologia em sala de aula, percebe-se que o método de ensino prevalece, onde os estudantes usufrui da mesma informação, mas agora com uma recepção facilitada.
É impostante perceber que há novas maneiras de ensinar neste novo ambiente midiático, cabe ao educador dialogar com os seus alunos e compreender quais são as necessidades de cada um e tentar se adaptar aos novos meios tecnológicos, de modo que desperte aos educandos o gosto pela aprendizagem.

2 comentários:

  1. Caramba Tham!! excelente, muito bom mesmo. Retrata muito bem o que se pode obter quando simplesmente se joga as ferramentas mas mão de quem não está preparado para o uso das novas tecnologias. Percebe-se que, a presença de equipamentos novos e modernos na escola não foi predominante para uma mudança na realidade de ensino da turma, por conta de um déficit de qualificação metodológica para o uso de novas tecnologias em sala de aula por parte do professor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Diego!!!! O uso final de qualquer recurso deve ser a aprendizagem.

    ResponderExcluir