quinta-feira, 6 de abril de 2017

PRÁTICA PEDAGÓGICA IV


Nas aulas do componente curricular Prática Pedagógica IV tem sido enorme e constante a partilha. O que mais me chama atenção são as discussões à cerca das práticas que firmam a construção e a realização de ações transformadoras. As aulas são ministradas pela docente Larissa Ribeiro http://praticapedagogicaiv.blogspot.com.br/, professora da UNEB, e Mestra em Educação pela UESB / 2016.
Temos discutido sobre a inserção das TICs na educação e acreditamos que a escola, precisa estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma relevante. Ao levar em consideração os desafios existentes para inserção das tecnologias no âmbito educacional é necessário um professor com um saber que possibilite aprofundar o conhecimento do aluno. Nesse contexto, sua atuação não pode ser mecânica, devem ser interativa, deixando de ser somente um transmissor de informações. O educador assume a função de mediador, tem que ensinar os seus alunos de forma significativa a construir o próprio conhecimento.
Acredito que com a inclusão digital haverá uma grande mudança de comportamento por parte dos alunos, aumentando o interesse pelos estudos e assim elevando o desenvolvimento de competências.




2 comentários:

  1. Olá, Thamires. Narrativa interessante. Destaco: "sua atuação não pode ser mecânica, devem ser interativa, deixando de ser somente um transmissor de informações. O educador assume a função de mediador, tem que ensinar os seus alunos de forma significativa a construir o próprio conhecimento.."
    Enquanto professora de língua portuguesa, como você pensa que pode mediar os conteúdos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Larissa, acredito que devo proporcionar aos meus alunos uma compreensão mais coerente da sociedade que os cerca; além de adequar a metodologia e os recursos (TIC), de forma que haja interação com os educandos, estabelecendo assim, relações dialógicas. E o mais importante, instigá-los a ter gosto e vontade de aprender.

      Excluir