PRÁTICA PEDAGÓGICA IV
Nas aulas do componente curricular Prática Pedagógica
IV tem sido enorme e constante a partilha. O que mais me chama atenção são as
discussões à cerca das práticas que firmam a construção e a realização de ações
transformadoras. As aulas são ministradas pela docente Larissa Ribeiro http://praticapedagogicaiv.blogspot.com.br/, professora da UNEB, e Mestra em
Educação pela UESB / 2016.
Temos discutido sobre a inserção das TICs na
educação e acreditamos que a escola, precisa estar inserida
num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma relevante. Ao
levar em consideração os desafios existentes para inserção das tecnologias no
âmbito educacional é
necessário um professor com um saber que possibilite aprofundar o conhecimento
do aluno. Nesse contexto, sua atuação não pode ser mecânica, devem ser
interativa, deixando de ser somente um transmissor de informações. O educador
assume a função de mediador, tem que ensinar os seus alunos de forma
significativa a construir o próprio conhecimento.
Acredito
que com a inclusão digital haverá uma grande mudança de comportamento por parte
dos alunos, aumentando o interesse pelos estudos e assim elevando o
desenvolvimento de competências.
Olá, Thamires. Narrativa interessante. Destaco: "sua atuação não pode ser mecânica, devem ser interativa, deixando de ser somente um transmissor de informações. O educador assume a função de mediador, tem que ensinar os seus alunos de forma significativa a construir o próprio conhecimento.."
ResponderExcluirEnquanto professora de língua portuguesa, como você pensa que pode mediar os conteúdos?
Então Larissa, acredito que devo proporcionar aos meus alunos uma compreensão mais coerente da sociedade que os cerca; além de adequar a metodologia e os recursos (TIC), de forma que haja interação com os educandos, estabelecendo assim, relações dialógicas. E o mais importante, instigá-los a ter gosto e vontade de aprender.
Excluir